Confira a matéria publicada na revista Arquitetura e Decoração/Minha Área com a participação de Célia Mineiro!
Muito úteis quando a energia acaba, velas e candelabros podem fazer parte da decoração habitual do apartamento
Eles são bastante lembrados em ocasiões que fogem do habitual, como um jantar romântico ou uma queda de energia. Mas o fato é que velas e candelabros podem ser utilizados com frequência muito maior na decoração do apartamento, dando charme ao ambiente e estando sempre à mão quando necessários.
“As velas trazem ao ambiente um pouco de magia, criam ambientes intimistas. Uma decoração de mesa não está completa se não tiver velas”, acredita Célia Mineiro, que atua com consultoria e design de mesas, jantares, batizados e eventos especiais.
Ela explica que a versatilidade das velas permite que elas sejam incorporadas das maneiras mais criativas na decoração. Em centros de mesa, por exemplo, basta juntar um grupo de diversos tamanhos e dispor num suporte ou, ainda, colocar dentro de um cesto.
“Exibir uma fila delas de uma ponta da mesa à outra é casual, mas elegante; num prato com vários andares a exibição de velas torna-se realmente apetitosa, assim como um conjunto de pequenas velas a flutuar numa taça com água e flores”, sugere a consultora.
Tendências atuais
Unir objetos da decoração cotidiana às velas é algo simples de se fazer e pode levar a cenários muito criativos.
“Olhe com outros olhos os objetos que tem em casa e verá que muitos servirão como porta velas, candelabros, suportes, etc.”, diz Célia, alertando que é preciso checar o espaço disponível para escolher o tamanho das velas.
“Uma das atuais tendências em decoração é a exposição, dentro de casa, de gaiolas de pássaro vintage e vazias. Para conseguir um visual criativo, basta preencher a gaiola com algumas velas.”
Apartamento perfumado
Além de ajudar a decorar, as velas também podem ser perfumadas, oferecendo ao ambiente sensações de conforto, paz, alegria. É possível adequá-las de acordo com as estações do ano, usando perfumes de maçã e canela para o inverno, por exemplo, e de lima e limão durante o verão.
No mercado há muitas opções de velas perfumadas. A linha Shanti, por exemplo, é composta por aromatizantes e difusores que trazem o conceito de perfumes de ambientes aos lares brasileiros.
E quem não deseja aromatizar o apartamento todos os dias pode utilizar a ideia para ocasiões em que há um número maior de pessoas no ambiente, como um aniversário, um jantar ou reunião de amigos. Uma sugestão da linha é o aroma Buonavita, que tem perfume de ervas frescas.
Conselhos de Célia Mineiro
- Flutuando: encha com água uma peça, que pode ser um cachepô, uma bacia, um vaso ou minicopinhos e coloque as velas de modo que não sobre espaços muito grandes entre elas. O tamanho dependerá da quantidade de velas que serão usadas. Se quiser complemente com flores naturais e pétalas, intercalando-as junto com as velas
- Diretamente sobre algum móvel ou chão: também ficam lindas, mas cuidado, pois há risco da vela derreter e danificar a peça. É melhor que estejam em um suporte, bandeja ou algo similar. Há algumas maiores, nas quais usamos uma vela menor dentro. Estas podem ficar sobre os móveis ou no chão sem problemas. Os cachepôs de velas, quando colocados na entrada da casa para receber as visitas, ficam lindíssimos e já é uma forma de dar as boas-vindas
- Em castiçais e candelabros: é a forma mais tradicional de se usar velas. Tem muitas opções no mercado, de tamanhos e modelos diversos. Use a criatividade e observe um detalhe: a vela tem que ser proporcional ao tamanho da peça
Matéria publicada em 21/maio/2014 na revista Arquitetura e Decoração/Minha Área com a participação de Célia Mineiro!