O bufê vai ao condomínio

Confira a matéria publicada no portal iCondominial com a participação de Célia Mineiro!

Opções diferenciadas, unir tema da festa ao cardápio e bom custo-benefício podem justificar contratação do serviço

Preparar uma festa no salão do condomínio pode ser uma tarefa bastante divertida – e saborosa – levando-se em conta as várias opções de bufês que podem ir até o local. Do rodízio de pizza à comida japonesa e crepes doces e salgados feitos na hora, contratar os serviços de uma empresa especializada significa ter mais tempo para, por exemplo, pensar em outros itens que tenham a ver com a temática da festa.

É necessário, porém, analisar com cuidado se a contratação de tal serviço vai realmente compensar.

De acordo com Célia Mineiro, do Mesa e Afins, se o grupo de convidados for pequeno pode-se fazer tudo em casa mesmo. “Mas acima de 15 ou 20 pessoas o ideal é contratar um serviço de bufê. E vale a pena usar a criatividade para combinar o material que eles usarão com o restante da festa”, sugere.

Cardápios versus Temática

Há no mercado hoje em dia grande variedade de bufês com comidas típicas de algumas regiões do globo. Imagine, por exemplo, contratar um de comida mexicana, árabe ou italiana e combinar o cardápio com a decoração?

“A escolha de festas temáticas é sempre muito interessante, pois nelas pode-se combinar a comida, a bebida, a música e a decoração, de tal forma que tudo se harmonize. Inspire-se em revistas, livros, internet, troque ideias e pense em tudo o que lembrar o tema para criar: cor, flores, comida, música, bebida, costumes. Com certeza o resultado  será maravilhoso”, opina Célia.

Custo-benefício

Em geral, os bufês aceitam servir em condomínio a partir de um número mínimo de pessoas pagantes. No caso do Le Crep este número é 30, com valor inicial de R$ 45,00 por pessoa.

“O cardápio do bufê é bem variado e vai desde refeições tradicionais até crepes. O convidado se dirige à mesa e solicita o alimento escolhido. Ali mesmo ele se serve de saladas, molhos e temperos e volta para seu lugar. Assim sendo, todo material necessário (pratos, copos, talheres, guardanapos etc.) é disponibilizado de forma coletiva pelo bufê”, explica Caio Correa Leocata.

No caso do Buffet Efraim, que serve, entre outras opções, a alternativa de churrasco em corte ou espetinho, a média de preços por pessoa é de R$ 55,00 para o bufê de churrasco.

William Adão, coordenador de eventos do Buffet Efraim, explica que o principal diferencial da empresa é que, independente das condições do local onde será realizada a confraternização, o bufê está preparado para realizar o atendimento.

“O cliente não precisa se preocupar com nada, temos toda a estrutura para condomínios e demais espaços, como mesas desmontáveis, fogão portátil, coolers, entre outros materiais essenciais para ambientes que não possuem geladeiras, fogões ou tem pouco espaço.”

E as bebidas?

As bebidas costumam ser cobradas à parte e o custo varia de acordo com a opção (água, refrigerantes ou cerveja). Como os bufês costumam disponibilizar os copos – de plástico ou não, de acordo com o combinado previamente – é preciso fazer as contas para ver se compensa mais contratar ou comprar as garrafas e apenas utilizar a estrutura da empresa para servir.

O cálculo recomendável é uma garrafa de cerveja por convidado em uma festa onde haverá somente cerveja, refrigerantes e água; 600 ml de refrigerante por pessoa no caso de haver apenas refrigerantes e água; e 200 ml de água também por pessoa. Ou seja, se o custo individual do bufê para esta quantidade for maior do que o do mercado, então é mais válido comprar fora e aproveitar a estrutura.

Escolha o cardápio

  • Bufê de crepes: Tradicional, mas ainda assim costuma ser delicioso. Os cardápios variam de acordo com a empresa e o preço, mas normalmente há uma salada de entrada e algumas opções de crepes doces como sobremesa. 
  • Rodízio de pizzas: Este tipo de rodízio costuma agradar a todos os gostos e a estrutura pode ser bastante simples, afinal, pizza dá para comer até em pé, no guardanapo. O cardápio também varia, mas sabores tradicionais como muçarela, marguerita e calabresa normalmente estão garantidos.
  •  Comida de boteco: Quem quer algo com um “ar” mais informal pode contratar uma empresa que sirva comida de boteco. Neste caso, os cardápios podem ter feijoada, bolinhos e quitutes, entre outras iguarias típicas.
  • Comida japonesa: Para as festas onde os convidados apreciam sushis e sashimis uma boa pedida é contratar um bufê de comida japonesa. O cardápio varia de acordo com o preço, mas pode incluir temakis, peixes como salmão e também yakissoba.

Imagem: Cam.bbc

Matéria publicada em 10/agosto/2015 no portal iCondominial com a participação de Célia Mineiro!

Speak up! Let us know what you think.