Posts in "Matérias"

Decoração e tendência de cores para 2016

É fundamental que a decoração esteja de acordo com o gosto dos noivos e que represente a felicidade que os mesmos estão sentindo ao dizer sim um ao outro.

Decoração e tendência de cores para 2016

Por isso para quem vai se casar em 2016, seguem dicas de decoração para casamentos, com sugestão de cores que são tendência para o momento:

  • Defina o tema do casamento: informal, clássico, rústico entre outros temas e defina o horário do casamento, com estes dados crie o projeto tendo em vista a decoração mais adequada .
  • Fuja da decoração convencional: para 2016 as decorações mais coloridas, mais divertidas estarão em alta.
  • Anote: uma das tendências nas flores usadas na decoração do casamento na igreja, é que elas poderão serem colocadas intercaladas, um banco sim e um banco não.
  • Quanto as cores de decoração de casamento para o ano de 2016: temos o azul petróleo, azul turquesa e verde oliva. Assim também as cores pink, laranja, roxo, vermelho, amarelo, cinza, prata e as cores suaves como rosa bebê e lilás e claro, o branco clássico continua sempre presente!
  • Outra tendência são os arcos com flores que tanto podem ficar na entrada ou ao redor da mesa de cerimonia.

Enjoy!
Celia Mineiro

Black Friday para o seu casamento com a Mesa & Afins

Quer ganhar a ASSESSORIA DO DIA para o seu casamento? Participe da nossa promoção, válida somente para quem optar pela decoração com a Mesa & Afins!

O QUE É A ASSESSORIA DO DIA?

Essa assessoria é essencial para que os noivos e suas famílias fiquem tranquilos no dia do casamento. Iremos colaborar na organização da festa, reforçar e organizar a cerimônia, receber fornecedores e cuidar dos pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

.Black Friday para o seu casamento com a Mesa & Afins

Conheça os outros Tipos de Assessoria, clique aqui.

COMO POSSO PARTICIPAR?

Fechando a decoração do seu casamento conosco, concederemos a ASSESSORIA PARA O DIA. É necessário entrar em contato para agendarmos um encontro para falar, além da decoração, sobre o roteiro do casamento, com os horários, o cortejo, cumprimentos, escolhas de música, etc…

Quer saber mais? Nos escreva: [email protected]
ou ligue para 11 99182-4494 (e fale comigo, Célia Mineiro).

QUAL O PRAZO e CONDIÇÕES?

A promoção é válida para os contatos feitos até o dia 30 de Novembro, sendo necessário fechar com a Mesa & Afins a decoração do casamento para receber a ASSESSORIA DO DIA.

O QUE VOCÊS JÁ REALIZARAM?

Inspire-se e confira em nosso site (www.mesaeafins.com.br/festas/casamentos) alguns dos casamentos realizados recentemente.

Aguardamos o seu contato, participe!

Conheça alguns tipos de assessoria

Ficou noiva? Marcou a data? E agora, por onde começar?

Chegou a hora de pensar, procurar e optar por uma assessoria!

Como todas as escolhas a decisão deve ser tomada após uma identificação pessoal e bilateral.
Lembre-se, dependendo do que escolhe, a assessoria poderá ser completa, parcial ou básica.
Em qualquer uma delas haverão muitos encontros, decisões, e ponderações para que a sintonia seja total!

Muitas qualidades serão necessárias:

Calma, equilíbrio e ponderação, pois existirão muitos momentos que “alguém” deverá interferir, fazendo valer estas qualidades imprescindíveis em momentos de “estresse”.
E como é fácil isso acontecer por qualquer motivo por menor que ele seja, queremos que tudo corra bem, ainda mais em situações que sonhamos, pensamos, investimos…

Um pouco sobre o conceito de assessor:

“Assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, e que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro… é alguém que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou tarefa.”

Tipos de assessoria:

  • Assessoria completa: começa quando fica-se noivo/a. Quando já existem ideias, referências, vontades, sonhos… O primeiro passo  é definir o número de convidados,em seguida  o valor que pretenderão investir (budget). Feito isso  a assessora começará uma busca por espaços, observando número de pessoas, analisando  custo X benefício, adequado para o  orçamento definido. Em seguida montará um  cronograma, definindo a gastronomia e a decoração.
  • Assessoria parcial: analisa os contratos, alinha os  detalhes definindo-os com os fornecedores já fechados!
  • Assessoria básica: cuida dos últimos 2 ou 3 meses, antes do casamento. Organiza cronograma com todos os profissionais, analisando contratos, esclarecendo os fornecedores que tenham eventuais dúvidas.
    A preocupação nesta fase é que os noivos tenham mais tempo para curtir os detalhes finais com tranquilidade.
  • Assessoria por um dia: como o próprio nome diz, começa no dia da festa, para reforçar ou organizar toda a cerimônia.

Precisando de assessoria para sua festa, evento, happy hour ou confraternização?
Escreva com seu pedido para conversarmos: [email protected]

Siga nosso perfil no Instagram: mesaeafins
Curta e acompanhe nossa Fan Page: fb.com/mesaeafins
E claro, visite sempre nosso site: www.mesaeafins.com.br

Será um prazer receber seu contato!

Grande abraço,
Célia Mineiro

O bufê vai ao condomínio

Confira a matéria publicada no portal iCondominial com a participação de Célia Mineiro!

Opções diferenciadas, unir tema da festa ao cardápio e bom custo-benefício podem justificar contratação do serviço

Preparar uma festa no salão do condomínio pode ser uma tarefa bastante divertida – e saborosa – levando-se em conta as várias opções de bufês que podem ir até o local. Do rodízio de pizza à comida japonesa e crepes doces e salgados feitos na hora, contratar os serviços de uma empresa especializada significa ter mais tempo para, por exemplo, pensar em outros itens que tenham a ver com a temática da festa.

É necessário, porém, analisar com cuidado se a contratação de tal serviço vai realmente compensar.

De acordo com Célia Mineiro, do Mesa e Afins, se o grupo de convidados for pequeno pode-se fazer tudo em casa mesmo. “Mas acima de 15 ou 20 pessoas o ideal é contratar um serviço de bufê. E vale a pena usar a criatividade para combinar o material que eles usarão com o restante da festa”, sugere.

Cardápios versus Temática

Há no mercado hoje em dia grande variedade de bufês com comidas típicas de algumas regiões do globo. Imagine, por exemplo, contratar um de comida mexicana, árabe ou italiana e combinar o cardápio com a decoração?

“A escolha de festas temáticas é sempre muito interessante, pois nelas pode-se combinar a comida, a bebida, a música e a decoração, de tal forma que tudo se harmonize. Inspire-se em revistas, livros, internet, troque ideias e pense em tudo o que lembrar o tema para criar: cor, flores, comida, música, bebida, costumes. Com certeza o resultado  será maravilhoso”, opina Célia.

Custo-benefício

Em geral, os bufês aceitam servir em condomínio a partir de um número mínimo de pessoas pagantes. No caso do Le Crep este número é 30, com valor inicial de R$ 45,00 por pessoa.

“O cardápio do bufê é bem variado e vai desde refeições tradicionais até crepes. O convidado se dirige à mesa e solicita o alimento escolhido. Ali mesmo ele se serve de saladas, molhos e temperos e volta para seu lugar. Assim sendo, todo material necessário (pratos, copos, talheres, guardanapos etc.) é disponibilizado de forma coletiva pelo bufê”, explica Caio Correa Leocata.

No caso do Buffet Efraim, que serve, entre outras opções, a alternativa de churrasco em corte ou espetinho, a média de preços por pessoa é de R$ 55,00 para o bufê de churrasco.

William Adão, coordenador de eventos do Buffet Efraim, explica que o principal diferencial da empresa é que, independente das condições do local onde será realizada a confraternização, o bufê está preparado para realizar o atendimento.

“O cliente não precisa se preocupar com nada, temos toda a estrutura para condomínios e demais espaços, como mesas desmontáveis, fogão portátil, coolers, entre outros materiais essenciais para ambientes que não possuem geladeiras, fogões ou tem pouco espaço.”

E as bebidas?

As bebidas costumam ser cobradas à parte e o custo varia de acordo com a opção (água, refrigerantes ou cerveja). Como os bufês costumam disponibilizar os copos – de plástico ou não, de acordo com o combinado previamente – é preciso fazer as contas para ver se compensa mais contratar ou comprar as garrafas e apenas utilizar a estrutura da empresa para servir.

O cálculo recomendável é uma garrafa de cerveja por convidado em uma festa onde haverá somente cerveja, refrigerantes e água; 600 ml de refrigerante por pessoa no caso de haver apenas refrigerantes e água; e 200 ml de água também por pessoa. Ou seja, se o custo individual do bufê para esta quantidade for maior do que o do mercado, então é mais válido comprar fora e aproveitar a estrutura.

Escolha o cardápio

  • Bufê de crepes: Tradicional, mas ainda assim costuma ser delicioso. Os cardápios variam de acordo com a empresa e o preço, mas normalmente há uma salada de entrada e algumas opções de crepes doces como sobremesa. 
  • Rodízio de pizzas: Este tipo de rodízio costuma agradar a todos os gostos e a estrutura pode ser bastante simples, afinal, pizza dá para comer até em pé, no guardanapo. O cardápio também varia, mas sabores tradicionais como muçarela, marguerita e calabresa normalmente estão garantidos.
  •  Comida de boteco: Quem quer algo com um “ar” mais informal pode contratar uma empresa que sirva comida de boteco. Neste caso, os cardápios podem ter feijoada, bolinhos e quitutes, entre outras iguarias típicas.
  • Comida japonesa: Para as festas onde os convidados apreciam sushis e sashimis uma boa pedida é contratar um bufê de comida japonesa. O cardápio varia de acordo com o preço, mas pode incluir temakis, peixes como salmão e também yakissoba.

Imagem: Cam.bbc

Matéria publicada em 10/agosto/2015 no portal iCondominial com a participação de Célia Mineiro!

Vintage fazendo a diferença

Confira a matéria publicada na revista Arquitetura e Decoração/Minha Área com a participação de Célia Mineiro!

Usar peças antigas na decoração – e mantê-las sempre em bom estado – pode dar um charme especial ao ambiente

É inegável o charme que algumas peças mais antigas podem dar a uma decoração moderna, e não há quem não se sinta minimamente atraído – ou curioso – ao se deparar com algo no estilo vintage, aquele relacionado aos anos entre 1920 e 1960.

mesaeafins - Vintage fazendo a diferença
Quem tem a sorte de ter herdado alguma peça mais antiga pode aproveitar para inseri-la na decoração sem medo. Pode ser aquela cadeira de balanços que era da vovó ou um lustre que fará toda a diferença na sala. E se não tiver ganhado algo do tipo, a opção é garimpar em lojas especializadas. É o caso da Osvaldo Antiguidades, que fica em São Paulo e também procura utilizar o que chama de “vocação retrô” no trabalho dos designers. A loja informa que os móveis vintage são a “dica da hora” e uma ótima pedida para qualquer ambiente.

“Para criar estilo vintage na sua casa, dê preferência aos móveis clássicos, com formas arredondadas, e aos tons apagados e neutros como o rosa antigo, dourado e branco. Alguns são essenciais em qualquer casa e na decoração vintage: mesas, cadeiras e um armário (ou cristaleira).”

Como conservar

A consultora Célia Mineiro, da Mesa e Afins, explica que para se conservar bem uma peça mais antiga e fazer com que ela dure bastante é preciso, primeiramente, considerar o local onde será disposta.

“No caso dos móveis, a primeira dica é buscar um lugar em que a peça não fique exposta ao sol ou, ainda, usar cortinas. O excesso de calor é nocivo ao material, que perde umidade e começa a entortar”, explica.

A água também pode ser uma vilã para as peças de madeira, que absorvem a umidade gerando mofo. “O ideal não é jogar a água em cima ao limpar, e sim umedecer com um pano. A atenção deve ser redobrada no caso dos móveis com acabamento em melamina, pois ela é colada e pode começar a se soltar com o excesso de água.”

Para evitar mofo, a sugestão é deixar os móveis afastados cerca de dois ou três centímetros da parede, permitindo a circulação de ar e evitando que, caso a alvenaria comece a “suar”, a madeira fique úmida.

Para deixar sempre em dia

  • O ideal para limpar móveis é usar sabão neutro, como detergente de louças, e um pano ou esponja úmidos. A dica vale para as partes em madeira ou prensados e também para puxadores e superfícies metálicas
  • Não é aconselhável usar álcool, pois nunca se consegue passá-lo de forma 100% uniforme. As partes de vidro devem ser limpas com produto apropriado
  • Para as partes cromadas, use cera automotiva ou vaselina líquida, que dão brilho, e no caso das peças feitas de ferro serve também para evitar a ferrugem. A vaselina ainda serve para corrediças e trilhos, onde ajuda na leveza do deslizamento
  • Se tiver dúvidas, vale procurar uma loja ou consultor especializado antes de arriscar usar um produto errado e estragar a madeira ou outro material do qual sua peça vintage é feita

Matéria publicada em 10/julho/2015 na revista Arquitetura e Decoração/Minha Área com a participação de Célia Mineiro!

Falando sobre símbolos dos casamentos: o significado da presença das amêndoas

Falando sobre símbolos dos casamentos: o significado da presença das amêndoas

O charme das amêndoas confeitadas como lembrança de casamento é inegável, mas pouca gente sabe qual é a origem dessa tradição.

A tradição começou com os italianos, eles acreditavam que cada amêndoa tinha um significado, por isso geralmente é entregue a cada convidado cinco amêndoas confeitas.  Cada amêndoa representa algo que todos desejam para o casal.  A distribuição das amêndoas deve ser feita em números ímpares, que não pode ser facilmente dividido, como deve ser o casamento.  Uma amêndoa, por exemplo, representa desejo de prosperidade; três simbolizam prosperidade, fartura e saúde; Cinco representam saúde, felicidade, fertilidade, longevidade e riqueza.

Existe ainda a lenda de que as solteiras que ganharem as amêndoas confeitadas em um casamento devem colocá-las embaixo do travesseiro e irão sonhar com o futuro marido.

Até por ter tantas origens e tradições, hoje temos vários tipos e sabores tão especiais: clássicas, recheadas italianas, coloridas pintadas com tinta especial comestível, fazem desta antiga tradição uma beleza atual, saborosa e presença certa no seu evento ou em sua casa.

 

Decoração de Festa Junina

A decoração é importante em qualquer evento, mas quando o evento é uma festa junina, a decoração é fundamental, é ela que vai trazer a fantasia e deixar aquela sensação de jeito caipira típica do São João. Você encontra na DFilipa nossa parceira para locação de objetos, sugestões criativas, charmosas e cheias de bossa.

mesa&afins - Decoração de Festa Junina

Em algumas regiões as comemorações continuam no mês de julho, pois o clima de inverno propicia esta continuidade.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Use sua criatividade, certeza que a decoração ficará muito, muito linda!
Se precisar de ajuda, nos contate 😉

Decoração de Mesa: Jantar Romântico (Dia dos Namorados)

Sem esperar pelo dia dos namorados, aniversário de namoro ou qualquer outra comemoração, prepare um jantar romântico. Crie um clima escolhendo com cuidado, a toalha, a louça, as flores, os acessórios, a música, a comida, a bebida, a sobremesa. Estas escolhas fazem toda a diferença!

Confira algumas dicas abaixo:

  • Quando for escolher uma decoração de mesa posta inspire-se em revistas, na internet, pense no tema e faça um brainstorming (pense em tudo o que lembrar o tema: cor, tipo de flor, comida, música, história, bebida etc…), em seguida comece a montar seu projeto.
  • Veja o tamanho da mesa e escolha, uma toalha, jogo americano, caminho de mesa, um tecido, desde que combine com a louça a ser usada. Para inovar, crie o uso para o impensável ex: sirva um creme de aspargos em uma caneca, vire uma taça de vinho e use-a como castiçal… solte-se …
  • Opte por uma cor que lembre a data: vermelho é a cor da paixão somada ao preto e branco, se harmonizam.
  • Coloque castiçais com velas no centro da mesa, a iluminação a meia luz deixa o clima sensual. O uso de velas cria ambiente intimista.
  • Escolha apenas um prato de entrada de preferência que possa ser feito de forma rápida para que você não se ausente da mesa e para que o jantar não se prolongue muito, afinal à intenção é curtir o momento com a pessoa amada.

O melhor ao fazer a comida é poder sentar à mesa e comentar que quem preparou tudo foi você.


“O ideal é preparar uma refeição leve, nada que pese no estômago, opte por utilizar as carnes brancas, que são mais suaves”, indica o chef Eric Thomas, do restaurante Tantra.

  • Cozinhe apenas o necessário e dispense os exageros.

Pratos como salmão com mel, macarrão com uva ou filé de pescada, são as opções mais indicadas e práticas indicadas pelo chef Eric.

Lembre-se também dos ingredientes afrodisíacos. Seguem alguns deles:

  • Gengibre, açafrão, caviar, ostras, lagosta, salmão, azeitonas, aspargos.
  • Para seguir com estilo ao encontro, as bebidas ideais para o cardápio são vinho, espumante, prosecco ou champanhe. Valorize a noite, invista em bons rótulos, sirva em taças de cristal.
  • Encerrando a parte gastronômica, faça uma sobremesa com frutas afrodisíacas: morangos, peras, pêssegos, romãs, uvas, bananas acompanhadas com mel, baunilha, canela, gengibre.

“Preparar um mini fondue de chocolate com morango e manga é garantia de uma boa bagunça. Se isso não for afrodisíaco, eu não sei o que será”, brinca Eric Thomas.

  • Decore ao ambiente com arranjos florais baixos, atenção cuidado ao escolher as flores.Existem flores que exalam perfume muito forte. Pétalas de flores sobre a mesa ou dentro de recipientes com velas aromáticas flutuantes, perfumam e criam um clima mais envolvente.
  • A mesa pode ser decorada de várias maneiras, basta você usar a sua criatividade, aproveite o que você tem em casa: como aquela louça que está guardada para um jantar em família, as toalhas nunca usadas, taça de cristal só lembradas no final de ano, castiçais tradicionais e crie sua mesa romântica para um jantar romântico.

Para concluir

Deixe seu lado romântico falar mais alto e envolva-se com o clima da noite, decore a mesa com todo seu amor e com certeza será um jantar inesquecível. A decoração da mesa, a música, as velas, as flores, a bebida, enfim tudo faz parte da atmosfera que encanta casais desde sempre.

Crie o inusitado, atentando aos detalhes por menores que ele sejam e tenha um final feliz com um jantar romântico e uma mesa bem decorada. Ouse, use sua criatividade sem censuras e o resultado será o esperado…

Enjoy!
Célia Mineiro

Festa Temática de Boteco

A festa de boteco, consiste em um buffet frio – em que os convidados se servem a vontade – e uma equipe de garçons, que servem porções individuais na mesa.

Este foi o tema escolhido pela Fernanda, esposa do Rafa. O propósito era comemorar o aniversário dele – uma festa surpresa.

A decoração DIY foi personalizada

(DIY = Do it Yourself = Faça você mesmo) confira:

– Lousa na  entrada com frase  acolhendo os convidados
– Fachadinha de entrada do boteco
– Cartazes de cerveja
– Cartazes personalizados com  nome
– Quadros temáticos
– Posters de cerveja
– Toalha de mesa quadriculada
– Mini posters com frases engraçadas
– Saquinhos de amendoim
– Cestinhas de palha nas mesas com amendoim azeitona
– Garrafinhas de cerveja com flores

O que foi servido

Salgados:

– Risoles
– Bolinha de queijo
– Coxinha
– Caldinho de feijão
– Azeitona preta e verde
– Amendoins variados
– Batatinha ao vinagrete
– Mini pastel queijo e carne (fritos na hora!)

Doces:

– Brigadeiros
– Canudo recheado com doce de leite

Bebidas:

– Refrigerantes
– Chopp
– Cachaça
– Cerveja
*servido pro seco a pedidos de algumas convidadas

Fechando com chave de ouro:

– Cantor de MPB
– Fotógrafo
– Aluguel de videokê
– Aluguel de mesa de pebolim

Com certeza, uma ótima opção para reunir os amigos, com música, quitutes e bebidas para a realização de um encontro animado.

 

 

Matéria: Jardim na parede do apê

Confira a matéria publicada na revista Arquitetura e Decoração/Minha Área com a participação de Célia Mineiro!

Tradicional ou vertical, contar com um espaço verde cheio de plantas e flores ajuda a dar vida a qualquer ambiente

Num cenário urbano, onde os prédios costumam tomar o lugar do verde, contar com plantas e flores dentro do apartamento é um privilégio. E são muitas as alternativas para quem tem ao menos um pequeno espaço dedicado a esta finalidade. Uma delas é criar os chamados jardins verticais, que podem ser aplicados em muros e paredes, tanto em superfícies externas quanto internas.

mesaeafins - Jardim na parede do apê

O jardim vertical vem ganhando pontos quando se trata de projetar espaços verdes em apartamentos. Isso porque, para tê-lo, não é preciso contar com uma área grande.

“Se faltam metros quadrados, as plantas podem subir pelas paredes. Os jardins verticais passaram a ser uma necessidade para as pessoas que gostam de verde, mas moram em apartamentos pequenos. Além disso, são cada vez mais comuns em fachadas externas”, explica a consultora do Mesa e Afins Célia Mineiro.

Um jardim vertical pode ser criado de diversas formas. A consultora explica que o primeiro passo é identificar onde será montado, medir o tamanho disponível e comprar um painel de parede ou das chamadas “cédulas vivas ou plantadoras”.

“Eles geralmente vêm em dez ou 45 células e, dependendo do tamanho do jardim, você pode comprar vários painéis. As células plantadoras são uma série de espaços individuais para colocar suas plantas e vêm com ripas em ângulos que permitem que as plantas selecionadas cresçam verticalmente. Além disso, as ripas angulares permitem que a água escorra e vá para para dentro de cada plantador.”

Hora de usar a criatividade

Além do uso de painéis para espaços maiores, especialistas sugerem o uso de treliças – estruturas formadas pelo cruzamento de tiras de madeiras ou bambus – para sustentar as plantas que serão colocadas. Dá para usar a criatividade e escolher entre as diferentes espécies ou adquirir kits prontos, que já são projetados para reservar água e repassar o excedente aos vasos debaixo.

Como complemento, Célia, da Mesa e Afins, explica que é importante escolher as plantas certas e avaliar a quantidade de sol disponível na área onde será montado o jardim.

“Lembre-se, ao escolher as plantas, de não selecionar as que têm um grande sistema de raízes. Se houver uma grande quantidade de sol, escolha as suculentas. No entanto, se sua parede é sombria, as samambaias ou hera serão mais apropriadas. E, tendo dúvidas, procure a orientação de um profissional e mãos à obra.”

Opção também na área externa

Como os jardins verticais são uma opção tanto para áreas internas ou externas, eles também podem ser uma alternativa para os condomínios que têm um foco mais ecológico, ajudando a filtrar o ar, controlar a umidade e dar novos ares à paisagem urbana.

Em São Paulo, a prefeitura já informou que instalará jardins verticais nos edifícios vizinhos ao Elevado Costa e Silva (o Minhocão), tendo publicado no último mês de março o Decreto 55.994, que permite a conversão da compensação ambiental em obras e serviços, jardins verticais e coberturas verdes.

Gostou da ideia? Você pode sugerir ao síndico!

O que é necessário

  • Muro, parede ou grade (dentro ou fora) para você pendurar o seu jardim vivo
  • Células plantadoras
  • Plantas
  • Design criativo
  • Terra

Matéria publicada em 21/maio/2015 na revista Arquitetura e Decoração/Minha Área com a participação de Célia Mineiro!